quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Exercícios sobre o Condicionamento Clássico (Pavloviano ) e Operante

Identifique nos exemplos seguintes o EI, a RI, EC e a RC


1.      Um cão saliva sempre que ouve o som de uma lata a ser aberta.

2.      A música que tocam na igreja evoca na Susana um sentimento de paz e serenidade. Todas as vezes que entra na igreja Susana sente-se serena e calma.

3.      A sogra de Pedro grita frequentemente com ele. Pedro sente uma onda de hostilidade sempre que a vê.

4.      Joana passou mal depois de ter tomado cinco copos de Wisky. Agora quando vai ao supermercado ao ver a prateleira das bebidas alcoólicas sente-se mal.

5.      Ao passar por uma padaria, o cheiro a pão quente faz-te crescer água na boca.

6.      Ofereceram ao Paulo uma camisola de lã que sempre que a veste lhe provoca espirros. Agora começa a espirrar sempre que vê a camisola.

7.      A claúdia de 8 anos, aninha-se quando vê um relâmpago, embora nunca tivesse sido atingida por um. É o som do trovão que, naturalmente, se segue ao relâmpago, que a faz aninhar-se de medo.

8.      Aquando das comemorações do encerramento do campo de concentração de Auschwitz, muitos sobreviventes, ao visitá-lo sentiram suores frios, o coração a bater aceleradamente e tremores.

9.      A mãe de um recém-nascido, sempre que o filho chora, põe-no ao peito e deixa-o mamar. A sucção do bebé provoca a libertação do leite. Alguns dias depois, mal o bebé começa a chorar o leite começa a libertar-se mesmo antes de pegar nele para o pôr ao peito.

10.  A maior amiga da Manuela costuma telefonar-lhe pelas 20:00 horas. Quando o telefone toca por essa hora a Manuela fica contente.

11.  O João, que tem 2 anos, foi submetido durante meses à inoculação de vacinas contra as alergias ministradas por um médico. Ao entrar num consultório, o João começa a chorar.
___________________________________________________________________________________
Indica se as seguintes situações de aprendizagem de fazem por C = castigo, RP = reforço positivo ou RN = reforço negativo

  1. Sempre que o Luís choraminga, a sua irmã sai da sala, deixando-o sozinho. A choraminguice do Luís tem diminuído.

  1. Quando o pai da Joana se enfurece, ela  concorda com tudo para ele se calar. Concordar quando lhe ralham tornou-se um hábito.

  1. Sempre que o Miguel protesta com a mãe porque quer sair, a mãe deixa-o sair.

  1. Sempre que a Daniela é meiga para o namorado, ele faz tudo o que ela quer. A Daniela passou a ser só meiguice.

  1. O Gonçalo confessou ter estragado a câmara de vídeo. Os pais ralharam com ele e não o deixaram sair nas férias. O Gonçalo deixou de dizer a verdade, negando as asneiras que faz.

  1. Toda a gente achava graça às tolices que a Liliana, às vezes, fazia. Agora a Liliana só faz coisas desagradáveis.

  1. Porque não quer voltar a constipar-se quando sai de casa, o João leva sempre o guarda-chuva.

  1. A Manuela estava a aprender a cozinhar e pôs sal a mais na comida. A mãe chamou-lhe “burra” e “desajeitada”. A Manuela nunca mais pôs os pés na cozinha.

  1. Sempre que o bebé chora, as pessoas pegam-lhe logo ao colo. Ultimamente, o bebé não se tem calado.

  1. Ou o Pedro deixa de chatear o irmão ou não recebe a semanada dos pais. Ultimamente o Pedro mudou consideravelmente a sua atitude em relação ao irmão.

  1. Um ladrão, de pistola em punho, aborda um homem e pede-lhe a carteira. A vítima entrega-lha sem oferecer qualquer resistência.  

  1. A esposa do Joaquim ficou zangada  por ele não se ter lembrado de uma data importante. Ao fim de alguns dias ele faz-lhe uma surpresa agradável tendo a esposa ficado muito contente com ele.

  1. Segundo a lei, as pessoas que não usem cinto de segurança, serão multadas. A multa é um castigo ou um reforço.

  1. Quando recitava poemas que tinha feito, a Joana era alvo de troça do Manuel. A Joana nunca mais recitou qualquer poema.


4 comentários: